Return to site

Como trabalhar na Alemanha

Você fala o idioma alemão e acha ter perseverança suficiente para vencer barreiras e ter um emprego em Düsseldorf?

Boas chances para trabalhar na Alemanha em 2019

Trabalhar na Alemanha em 2019 está longe de ser uma tarefa difícil. Mesmo tendo diversas dificuldades e obstáculos naturais para uma mudança tão grande, o desafio pode sim ser enfrentado se você possuir energia e disposição para correr atrás do que necessita ser feito.

Abaixo estamos deixando poucas dicas para que você elaborar e fazer um ótimo currículo alemão.

  1. O tamanho
Geralmente, um currículo não deve ultrapassar as duas páginas. O ideal mesmo é que seja apenas uma. Os currículos muito longos tiram a atenção, se centre nas partes mais decisivos. Sendo assim,faça tópicos dizendo o que é que a empresa a que está se candidatando não deveria ficar sem saber sobre ti e concentrar-te nesses tópicos.

  1. O layout
Dedique um certo tempo no layout do currículo. As informações nele contidas devem ser fáceis de serem achadas. O tipo de letra utilizada deve ser Times New Roman ou Arial e o tamanho ideal é entre os 11 e 12 pontos.

  1. A estrutura
Também é importante ter em conta a organização do currículo. Não podem faltar informações como: dados pessoais (nome, nacionalidade, moradia, data de nascimento), formação e experiência profissional, qualificações adicionais . Também, é importante colocar os conhecimentos de informática e de outros idiomas.

Tudo isso deverá ser exposto de forma cronológica.

  1. A revisão
É sempre muito bom procurar e eliminar erros antes de mandar o currículo.

Controle se as datas que mencionou estão de acordo com as que estão escritas nos documentos e certificados.

Verifique se os nomes tanto da compania, quanto do funcionário de recursos humanos estão escritos corretamente.

  1. Pede a uma outra pessoa que reveja o teu currículo
Antes de você mandar os papéis, pergunte a um colega, para averiguar.

  1. Foto
A foto não é obrigatória pela lei, mas recomendo a enviar. De preferência procure um profissional e tire uma fotografia para efeitos de candidatura.

Onde encontrar empregos?

Use a internet para encontrar vagas de trabalho na alemanha.

Outras dicas essenciais:

Consiga o visto de trabalho

arrume a documentação completa necessária. Desde 2015, obter visto de trabalho na Alemanha se tornou mais fácil para os brasileiros.

Quem é cidadão da União Européia ou casado com um membro da UE tem permissão para entrar na Alemanha. No entanto as pessoas que não se encaixam nesse perfil podem recorrer o Blaue Karte, a fim de conseguir uma autorização de trabalho com baseada nos estudos universitários.

Domine o idioma

A primeira dica lógica, aprenda o idioma na ponta da língua. Isso te ajudará muito a sua entrada no mercado de trabalho!

Vania Prais

Morou 23 anos na Alemanha aonde fez curso técnico de informática e cursou direito comercial na faculdade de bielefeld.

Fez carreira na área de informática e atuou como examinadora em diversos processos seletivos. Hoje em dia vive na suíça e é empreendedora digital.

Escreveu um livro de nome currículo campeao explicando minuciosamente todo o processo.

Saiba mais sobre o E.book currículo campeao