Return to site

Como trabalhar na Alemanha

Você domina o idioma alemão e acha possuir muita perseverança para vencer barreiras e obster um trabalho em Colônia?

Chances para trabalhar na Alemanha em 2019

Trabalhar na Alemanha em 2019 está longe de ser uma tarefa impossível. Mesmo tendo diversas dificuldades e obstáculos naturais para uma mudança dessa categoria, o obstáculo pode sim ser enfrentado se você possuir energia e disposição para fazer o que precisa ser feito.

Na seguinte lista estamos deixando poucas dicas para que você criar e fazer um bom currículo alemão.

  1. Quantas páginas
O ideal é que, um currículo na alemanha não deve ter mais que 2 páginas. Melhor mesmo é que seja 1. Os currículos muito longos podem impedir que a atenção, concentre-se nas partes mais decisivos. Dessa forma,deves decidir o que é que a empresa a que está se candidatando não deve ficar sem saber sobre você e concentrar-te nisso.

  1. Que layout
Deves dedicar algum tempo na elaboração do layout do currículo. As informações nele apresentados devem ser fáceis de encontrar. O tipo de letra utilizada deve ser Times New Roman ou Arial e o tamanho usual é entre os 11 e 12 pontos.

  1. A estrutura
Também é importante ter em conta a organização do currículo. Não podem faltar informações como: dados pessoais (nome, nacionalidade, moradia, data de nascimento), formação e experiência profissional, qualificações adicionais . Também, é importante escrever os conhecimentos adicionais e de outros idiomas.

Cada ponto deverá ser escrito com uma sequência cronológica.

  1. Revise
É sempre muito bom controlar antes de enviar o currículo.

Controle se as datas que mencionou conferem com as que estão escritas nos certificados e documentos.

Verifique se os nomes tanto da firma, quanto do responsável de recursos humanos estão escritos corretamente.

  1. Pede a uma outra pessoa que reveja o teu currículo
Antes de você mandar os papéis, pergunte a alguém, para controlar.

  1. Foto
A fotografia não é obrigatória, mas recomendo a enviar. O melhor será recorreres a um fotógrafo e tire uma fotografia para efeitos de candidatura.

Onde procurar?

Faça uso da internet para buscar vagas de emprego na alemanha.

Outras dicas valiosas:

Providencie o visto de trabalho

arrume toda a documentação necessária. Desde 2015, obter visto para trabalhar na Alemanha passou a ser mais fácil para nós brasileiros.

Quem tem cidadania da União Européia ou tem matrimonio com um membro da UE tem permissão para entrar na Alemanha. No entanto as pessoas que não se se enquadram nesse perfil podem requisitar o Blaue Karte, a fim de conseguir uma autorização de trabalho com baseada na formação acadêmica.

Aprenda alemão

A primeira dica lógica, tenha o idioma na ponta da língua. Isso te ajudará demais no mercado de trabalho!

Vania Prais

Habitou mais de 20 anos na Alemanha aonde concluiu curso técnico de informática e cursou direito comercial na FH bielefeld.

Teve sucesso na área de informática e participou como examinadora em vários processos seletivos. Hoje em dia habita na suíça e é empreendedora digital.

Escreveu um E-book de nome currículo campeao explicando minuciosamente todas as etapas do processo de seleção.

Saiba mais sobre o E.book currículo campeao